Av. República do Líbano, 1034 Vila Nova Conceição - SP 11 3059.2020 11 3050.1010

AGENDE ONLINEResultado de Exames

Glaucoma

O Glaucoma é uma das principais causas de cegueira no mundo. É uma doença crônica e ao mesmo tempo silenciosa, pois o paciente não nota o surgimento da doença até que a mesma tome proporções muito avançadas e com danos graves à visão

O tratamento para o Glaucoma tem como principal objetivo reduzir a pressão intraocular para que as fibras remanescentes consigam manter sua função controlando o avanço da doença e prevenindo a cegueira.

Podem ser usados colírios hipotensores para controle pressórico no início. Se  esse tratamento não for efetivo, é indicado laser ou cirurgia anti-glaucomatosa.

O processo cirúrgico

No processo será criado um novo sistema de drenagem para diminuir a pressão do olho. O cirurgião confecciona um novo caminho por onde o humor aquoso sai do interior do olho, indo para um espaço sob a conjuntiva. Isso ajuda a melhorar a drenagem do líquido de dentro do olho e dessa forma, reduzindo a pressão intraocular.

Trabeculoplastia a laser (SLT):

A trabeculoplastia seletiva a laser é uma cirurgia menos invasiva que usa o laser para tratar células específicas da malha trabecular deixando outras porções intactas. Como esse tratamento é mais específico, é permitido que o procedimento seja repetido várias vezes sendo até uma alternativa para pacientes que já passaram por algum procedimento de laser tradicional.

Estes procedimentos não exigem internação hospitalar e o acompanhamento pode ser a nível ambulatorial ou domiciliar.

Possíveis riscos e complicações

Todo processo cirúrgico possui riscos e é importante discuti-los previamente com o cirurgião. Toda a cirurgia tem também a possível necessidade de outra operação caso a primeira não obtenha um nível satisfatório de sucesso. A cirurgia de Glaucoma é indicada em casos extremos e geralmente é deixada para o último caso, pois mesmo sendo um procedimento moderno e sofisticado, nem sempre leva ao controle adequado da pressão em 100% dos casos.

Iridotomia a laser

Esse procedimento é destinado ao tratamento e prevenção de glaucoma de ângulo fechado onde é criada uma pequena abertura periférica na íris para que líquido passe livremente da câmara posterior para a câmara anterior.

Benefícios e o Pós-operatório:

75% dos pacientes apresentam a pressão intraocular controlada logo ao final do primeiro ano pós-cirúrgico. Embora nenhum dos tratamentos possa recuperar o campo de visão que já foi danificado, eles auxiliam a combater o progresso da doença.

Geralmente, o Oftalmologista recomenda que seja feito retornos frequentes para que seja feita uma aferição da pressão.

O uso diário de colírios também poderá ser recomendado e havendo a necessidade, a cirurgia poderá ser repetida.

11