Av. República do Líbano, 1034 Vila Nova Conceição - SP 11 3059.2020 11 3050.1010

AGENDE ONLINEResultado de Exames

Segundo a Associação Brasileira de Retina e Vítreo, a Degeneração Macular Relacionada à Idade acomete, aproximadamente, 30 milhões de pessoas no mundo e é uma das principais causas da cegueira na terceira idade. A DMRI é uma doença que afeta o funcionamento da mácula – a região mais nobre e central da retina, responsável pela visão nítida, detalhada e colorida.

Existem dois tipos: a degeneração macular seca e a degeneração macular exsudativa. A primeira, mais comum e menos grave, evolui lentamente e pode causar perda parcial da visão. Já a segunda, pode ocasionar maior distorção da visão, até mesmo provocando vazamento de sangue ou soro na região macular.

Realizar exames oftalmológicos de rotina, gerenciar doenças como diabetes e hipertensão, evitar o tabagismo, manter um peso saudável e fazer exercícios físicos regularmente, usar óculos com filtro solar adequado, são formas práticas de prevenção da DMRI.

Aos maiores de 60 anos, é necessário também consultar o oftalmologista especialista em retina periodicamente.

Além desses hábitos, a alimentação também é um fator preventivo da DMRI. De acordo com estudos do AREDS 2 (Age Related Eye Disease Study), uma dieta rica em luteína, zeaxantina, ômega-3, ácidos graxos essenciais e vitaminas antioxidantes pode de diminuir os riscos de perda da visão e o risco de progressão da doença.

 

Alguns alimentos podem colaborar para sua saúde ocular:

 

Dieta rica em vitamina E: avelã, amendoim, óleo de girassol, pistache, castanha-do-pará, abacate, trigo.

Dieta rica em vitamina C: maçã, pimentão amarelo, morango, laranja, limão, kiwi, manga, melão, mamão papaia.

Dieta rica em omega-3: peixes (sardinha e salmão), semente de linhaça, kiwi, nozes, amora.