Av. República do Líbano, 1034 Vila Nova Conceição - SP 11 3059.2020 11 3050.1010

AGENDE ONLINEResultado de Exames

Um artigo publicado na revista Nature revelou um fato no mínimo alarmante: em quase todos os países do mundo, o número de pessoas com miopia aumentou consideravelmente. Para se ter uma ideia, há 70 anos a China tinha de 10 a 20% de sua população míope. Hoje esse número chega a 90% entre os adolescentes e adultos jovens. Segundo estudiosos, estamos caminhando para uma epidemia global da miopia.

Depois de anos de pesquisa realizada em diversos países, concluiu-se que a causa é atribuída às mudanças no estilo de vida da população, mais especificamente ao fato de as pessoas fazerem poucas atividades ao ar livre. Estudos sustentam que a luz natural é protetora da retina e que a permanência excessiva em ambientes fechados, associada ao excesso de leitura (incluindo celulares e computadores), levam ao aumento da miopia.

A melhor forma de prevenir é promover atividades ao ar livre para crianças; o aumento da quantidade de tempo que elas passam fora de ambientes fechados realmente pode retardar a progressão desses números.

Você Sabia?

  • Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 80 % de todas as deficiências visuais podem ser prevenidas ou curadas;
  • Estima-se que 285 milhões de pessoas são deficientes visuais em todo o mundo: 39 milhões de cegos e 246 com baixa visão;
  • Globalmente, os erros refracionais não corrigidos são a principal causa de deficiência visual moderada e grave;
  • Catarata ainda é a principal causa de cegueira em países de renda média e baixa.