Nossa rotina exige muito do nosso corpo. Estresse, má alimentação e hábitos não saudáveis infelizmente fazem parte do nosso mundo moderno, com isso, algumas doenças podem surgir.

A hipertensão arterial, ou a famosa “pressão alta”, atinge 20% da população brasileira, e desse índice, 50% são obesos e pessoas com sobrepeso. Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito: podem ocorrer dores no peito, dores de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.

Quando a pressão arterial for mal controlada e alta, alguns distúrbios oculares podem aparecer, como a retinopatia hipertensiva. Além das alterações permanentes na visão, a doença pode ocasionar o surgimento do glaucoma e crescimento de novos vasos anormais na retina. Os sintomas da retinopatia hipertensiva são constantemente relatados pelos pacientes com a descrição de pontos pretos, manchas escurecidas ou fios, que se assemelham à teias de aranha, observados quando o paciente olha para um céu claro ou uma parede branca.

O exame de oftalmoscopia (ou fundoscopia) é uma técnica de observação do fundo do olho, onde se pode ver a retina e outras estruturas internas. Ele é essencial na detecção da retinopatia hipertensiva, para que a doença seja diagnosticada precocemente. A fundoscopia também permite avaliar os danos, além de fornecer informações sobre a severidade da doença.

Consulte regularmente o seu oftalmologista para manter os seus olhos sempre saudáveis.