Av. República do Líbano, 1034 Vila Nova Conceição - SP 11 3059.2020 11 3050.1010

AGENDE ONLINEResultado de Exames

Catarata

O que é?

A Catarata é caracterizada pela opacificação do cristalino. Com esta alteração, que freqüentemente é progressiva, a imagem passa a chegar na retina com menor nitidez.

A doença pode ser congênita, senil ou secundária. Na Catarata congênita, a criança nasce ou desenvolve a opacificação nos primeiros meses de vidas. Geralmente são causadas por doenças adquiridas pela mãe durante a gravidez com rubéola, toxoplasmose e outras. A Catarata senil é a mais frequente e geralmente aparece acima dos 50 anos, como parte do processo de envelhecimento natural do corpo.

As secundárias ocorrem por alterações metabólicas do cristalino, opacificando-o. As causas mais comuns deste grupo são diabetes, uveítes, traumas, excesso de radiação (UV ou outras), abuso de colírios com corticóides e choque elétrico entre outras causas mais raras.

Independente da causa, quando a opacificação prejudica consideralvemente a visão, está indicada a cirurgia. Na cirurgia da catarata, o cristalino opacificado é “emulsificado” e implanta-se uma lente intra-ocular para substituí-lo.

Implantação da lente intra-ocular dobrável

A técnica utilizada é a mais moderna, “Faco-emulsificação”.

A Catarata é quebrada e aspirada utilizando-se um aparelho com ultrassom. Após a retirada da Catarata, implanta-se a lente intra-ocular dobrável por uma incisão de aproximadamente 3 mm.

As possíveis complicações são: infecção, hemorragia intra-ocular, descolamento de retina, duplicidade de visão, entre outras. Estas complicações podem ser tratadas e/ou controladas durante e após a cirurgia.

Comparado com o benefícios, os riscos são muito pequenos. As cirurgias de Catarata realizadas na
EYE CLINIC têm tido sucesso na grande maioria dos pacientes, podendo estes desfrutar de visão melhor após a cirurgia, salvo os olhos que já têm um comprometimento visual prévio à cirurgia por outro fator que também diminua a acuidade visual.

Além da melhora na acuidade visual, outros benefícios incluem: melhora na visão de cores, que se tornam mais vivas, melhora na qualidade de vida, onde os pacientes muitas vezes podem retornar a dirigir, ficando em geral, mais independentes.

A diminuição da necessidade de óculos é em geral desfrutada pela grande maioria dos pacientes,pois são selecionadas lentes intra-oculares de maneira a corrigir, o melhor possívl, erros refracionais prévios para a distância. Com a evolução das lentes intra-oculares pode-se diminuir bastante a dependência do óculos de perto também. Ver mais detalhes em tipos de lentes.

Cataratas secundárias (Opacificação Capsular)

Em alguns casos há o desenvolvimento de uma condição chamada catarata secundária, que se desenvolve meses ou anos após a cirurgia de Catarata.

Como o olho ainda está “vivo”, há um crescimento celular por trás da lente intra-ocular que, com o
tempo, vai opacificando-a progressivamente e diminuindo a visão mais uma vez.
O tratamento é feito com um aplicação rápida de Yag-Laser que vai “cortar” esta membrana celular, deixando novamente a luz entrar com maior nitidez e melhorando a visão.

Sintomas da Catarata

A Catarata surge a partir da opacificação do cristalino, que é uma lente intra-ocular disposta em camadas.

Os sintomas são variáveis porque há diferentes processos que levam à opacificação do cristalino. No tipo senil, que é o mais comum, as pessoas notam que a visão vai diminuindo progressivamente e os objetos podem aparecer amarelados e/ou nebulosos e/ou ter seu formato deformado.

Muitas pessoas acham que necessitam de mais luz para ver claramente e/ou enxergam halos de luz em ambientes escuros. Dependendo do tipo de catarata, pode ocorrer uma mudança de “grau”.

Em casos bastante avançados a catarata pode ser visível “a olho nu”, como um “branco” dentro do olho.

Tipos de Lentes

Há vários tipos de lentes tipodelenteintra-oculares, mas recentemente tem-se estudado a relação dos raios de luz de comprimento de onda azul e sua relação com a Degeneração Macular Senil (DMRI).  As modernas lentes intraoculares utilizadas na Eye Clinic podem ser:

  • de coloração amarela
  • monofocais
  • monofocais tóricas: corrigem o astigmatismo
  • bifocais
  • bifocais tóricas
  • trifocais
  • trifocais tóricas – em lançamento.

Após a Cirurgia

Usualmente, os pacientes repousamaposcirurgia por um pequeno período em um dos nossos apartamentos, onde é servido um lanche leve e vão para casa, em geral sem a necessidade de curativo oclusivo.

Usarão alguns colírios por um período médio de 1 mês e receberão orientações pós-cirúrgicas personalizadas. Os retornos, rotineiramente, são no dia seguinte à cirurgia, com 7 dias e com 1 mês de cirurgia, sendo marcados outros retornos conforme a necessidade.

 

 

Aparelhos disponíveis na Eye Clinic que permitem
a realização da catarata de maneira segura e eficaz: