Av. República do Líbano, 1034 Vila Nova Conceição - SP 11 3059.2020 11 3050.1010

AGENDE ONLINEResultado de Exames

Ceratocone

O que é?

Ceratocone é uma doença degenerativa que afeta o formato e a espessura da córnea, provocando a percepção de imagens distorcidas. Ocasiona o aparecimento de miopia e elevado grau de astigmatismo irregular, além da acentuada baixa da acuidade visual.

Atinge, em maior parte, adolescentes e adultos jovens progredindo até os 30-35 anos de idade, quando tende a se estabilizar.

Opções Terapêuticas

A primeira opção é a prescrição de óculos e lentes de contato, em casos iniciais da doença. Quando eles não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória, torna-se necessário o tratamento cirúrgico.

Sintomas e Diagnóstico

O principal sintoma é a visão borrada e distorcida, além de dores de cabeça, fotofobia, desconforto visual, visão prejudicada, normalmente associada ao ato de coçar os olhos. Em geral, pessoas com ceratocone têm alterações nas prescrições de seus óculos em curtos espaços de tempo e as lentes já não oferecem correção visual satisfatória.

Tratamento Cirúrgico

Crosslinking de Colágeno

O Cross-linking é feito com anestesia tópica (gotas de colírio). A camada mais superficial da córnea (epitélio) é removida e são aplicadas gotas de Riboflavina (vitamina B2). O aparelho emite raios Ultravioletas na parte central da córnea que, associados à vitamina, fazem com que as fibras de colágeno se enrijeçam e ajudem a manter a córnea estável, sem aumentar a sua curvatura, ajudando na estabilização da progressão da doença.

Esse procedimento pode ser realizado juntamente com o anel intra-corneano, em um procedimento único.

Anel Intra-Corneano

A implantação do anel intra-corneano é uma técnica cirúrgica com finalidade de diminuir a irregularidade corneana. É inserida uma prótese de acrílico (PMMA) no interior do tecido corneano, alterando a curvatura da córnea de maneira necessária à correção que se deseja obter. O procedimento é feito com o auxílio de um Laser de Femtossegundo, em que é realizado um túnel e uma microincisão, por onde o segmento de anel irá entrar e ficar estabilizado.

Com o uso do Laser, não há corte com bisturi, conferindo maior precisão e eficiência na cirurgia.

Transplante de Córnea

Caso as opções terapêuticas acima citadas não sejam possíveis ou não apresentem sucesso, será indicada a cirurgia de transplante de córnea. Este delicado procedimento consiste na remoção da córnea e a colocação da córnea doadora. Toda córnea doada é avaliada quanto à sua condição óptica e são consideradas válidas somente aquelas que apresentam boas perspectivas para um transplante bem sucedido, embora isso não afirme o sucesso absoluto do procedimento.