Av. República do Líbano, 1034 Vila Nova Conceição - SP 11 3059.2020 11 3050.1010

AGENDE ONLINEResultado de Exames

Lentes de Contato

O que é?

As lentes de contato são usadas sobre a córnea como uma alternativa aos óculos para a correção de diferentes necessidades da visão (chamadas ametropias), como MIOPIA, HIPERMETROPIA, ASTIGMATISMO e PRESBIOPIA.

Além disso, podem ser indicadas para cobrir defeitos da superfície ocular em pessoas com cicatrizes aparentes na córnea (indicação estética).

Em alguns casos, garantem melhor visão do que os óculos em pessoas portadoras de CERATOCONE (doença que leva à deformidade da córnea), ANISOMETROPIA (graus muito diferentes entre os dois olhos) e astigmatismo irregular (deformidade da córnea, que pode ocorrer após trauma ou cirurgia).

As lentes também podem ser usadas para fins cosméticos, modificando a cor dos olhos.

Todas as pessoas podem usar?

Não. Em casos de alergia ocular severa, baixa produção lacrimal, infecção ocular crônica ou alguma doença corneana, o uso de lente de contato pode ser contraindicado.

Antes de indicar as lentes de contato, o oftalmologista fará um exame completo para certificar-se de que não há doença ocular que impeça o seu uso.

Tipos de Lentes de Contato

Existem dois tipos de lentes de contato: as duras (rígidas gás-permeáveis) e as gelatinosas (hidrofílicas), que neste caso podem ser descartáveis, variando o período de descarte entre 01 a 30 dias.

As rígidas são mais duráveis, corrigem quase todos os tipos de grau e podem ser usadas simultaneamente com a maioria dos colírios. Porém, podem ser desconfortáveis durante a adaptação, levando a uma adaptação gradativa no olho.

As gelatinosas são confortáveis desde o primeiro dia e raramente se deslocam, porém podem oferecer menor nitidez em alguns tipos de ASTIGMATISMO, e apresentam maior facilidade para formação de depósitos, contaminações e infecções.

Riscos e Cuidados

Lentes de contato podem oferecer riscos, como todo corpo estranho em contato com a córnea, mas os riscos são pequenos se elas forem prescritas e seu uso acompanhado por um oftalmologista. Se forem usadas por um longo período ou de forma errada, podem provocar infecções ou complicações que precisam ser tratados.

Cada tipo de lente possui produtos próprios para limpeza e desinfecção. Para evitar contaminação, lave bem as mãos antes de tocar nas lentes, só use maquiagem e removedores à base de água, prefira produtos hipoalergênicos e descarte a maquiagem em caso de infecção nos olhos.

Consulte seu oftalmologista para saber qual seu tipo ideal de lente e para fazer o teste de adaptação. Concluído o teste, a prescrição é encaminhada ao fabricante. Depois você será orientado e treinado para manusear e higienizar as lentes.